Igreja Mundial assume grade da Rede 21
Rede 21 coloca no ar, a partir do dia 15, a nova face de sua grade de programação, da qual 22 horas são dedicadas exclusivamente à Igreja Mundial do Poder de Deus.
Bárbara Sacchitiello
10/09/2008 - 09:39Ganhar almas através da pregação do evangelho na televisão. Embasada nessa filosofia - defendida pelo diretor geral de conteúdo do canal, pastor Ronaldo Didini -, a Rede 21 coloca no ar, a partir do dia 15, a nova face de sua grade de programação, da qual 22 horas são dedicadas exclusivamente à Igreja Mundial do Poder de Deus.
Resultado de um acordo (cujos valores são mantidos sob sigilo) com duração de cinco anos estabelecido com o Grupo Bandeirantes, a empreitada midiática do grupo religioso surge como um marco no cenário da mídia nacional, ao levar tamanha quantidade de horas de conteúdo religioso tanto ao canal de sinal aberto (UHF) como às parabólicas.
O espaço da Rede 21, entretanto, não é território desconhecido para a Igreja Mundial. A ordem religiosa já possuía uma parceria com o Grupo Bandeirantes quando o canal ainda era comercializado com a emissora Play TV, do grupo Gamecorp. Essa associação concedia à Igreja sete horas na programação das madrugadas do canal e vigorou até o início do mês de julho, quando a Band rompeu o contrato de dois anos com a Play TV.
Depois de reuniões entre a diretoria da emissora paulista e o presidente da Igreja, o apóstolo Valdemiro Santiago, o acordo foi firmado e a programação religiosa passou a ser exibida no canal desde 10 de julho. Mas é a partir de meados de setembro, entretanto, que o conteúdo será trabalhado com mais afinco.
Por trás desse trabalho está a equipe coordenada pelo bispo Ronaldo Didini, que possui uma grande bagagem televisiva, tendo ancorado o 25a Hora - programa religioso de debates que abordava variados temas - quando ainda era membro da Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo.
Entre as novas atrações do canal estão os programas de deba­tes Hora, Brasil! e Pra Frente, Brasil! (ambos ancorados por Didini), o programa de mensagens religiosas Pescando com o Apóstolo, apresentado por Santiago, além de clipes de música gospel. Para a veiculação dessas atrações, a diretoria do canal conta com o apoio da produtora NDC.
Fé, números e cifras
A compra de um espaço tão extenso na mídia televisiva condiz com a fase de expansão da ordem religiosa, que, com 11 anos de existência, dispõe de mais de 500 templos em território brasileiro e chega a receber, nas grandes capitais, mais de 20 mil pessoas por culto. Apesar do cunho religioso, o canal não fecha as portas para a entrada de cifras comerciais. "Como se trata de uma mídia segmentada, um anúncio ali tem um apelo muito forte. Atualmente, cerca de 30% da população brasileira é evangélica, e essas pessoas pertencem a várias classes sociais e são consumidores como quaisquer outros", aponta o bispo. Ele estima que dentro de três meses os números do Ibope já poderão demonstrar uma reposta do público evangélico em relação à programação da rede.
Como a presença da Igreja Mundial também é forte em outros países, Didini revela que planeja levar o sinal, via parabólica, para a África (Angola e Moçambique). Se os planos derem certo, a Igreja Mundial deve chegar às telinhas do outro lado do Atlântico em três meses.
Meio e mensagem
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