Fórum Ricmac. Fórum para todos se divertirem, floodarem, e conversarem sobre TV, e etc.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Rosana Hermann: As diferentes visões do mesmo fato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RICMAC
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 31/08/2008

MensagemAssunto: Rosana Hermann: As diferentes visões do mesmo fato   Dom Out 19, 2008 3:13 pm

As diferentes visões do mesmo fato

São muitos os links, muitas as opiniões, especiamente agora que o pior desfecho do caso de Santo André aconteceu. A morte prematura, de forma absurda, por motivo torpe, abala a todos nós. Na mídia, observadores e observados se manifestam, atacam e defendem posições sobre a cobertura da mídia, o uso e o abuso das ferramentas de comunicação. Abaixo, seis exemplos do muito que foi publicado na Internet por diferentes veículos. Os destaques de texto são meus, ressaltando informações mostradas ou suprimidas e a divergência total de opiniões e expressões. De 'ajudar' a 'atrapalhar', do crumprimento do trabalho jornalístico à ilegalidade. Tentei manter um balanço na seleção e reproduzi partes dos textos encontrados nos links correspondentes.

1)Thais Naldoni, do Portal Imprensa: (link enviado pela Luisa)

"O mais bizarro, no entanto, aconteceu também na Rede TV!, quando a jornalista Sônia Abrão, apresentadora do programa "A Tarde é Sua", conversou ao vivo, sim, ao vivo com Alves e Eloá por telefone. A ligação caiu por várias vezes e Sônia garantia que sua produção não estava "prendendo a linha" da casa da jovem e que Lindemberg poderia ser contatado via celular pela polícia, caso fosse necessário. Um verdadeiro show de horrores."


2)De Aline Cebalos e Carolina Higa do site de celebridades O Fuxico



"Sônia Abrão dribla a concorrência e entrevista seqüestrador, com exclusividade. Sônia Abrão, do A Tarde É Sua, da RedeTV!, ajudou nas negociações de um seqüestro em Santo André, na Grande São Paulo, que está mobilizando todo o país.Apresentadora conversa com seqüestrador, que garante que soltará a jovem que mantém em cativeiro. Com o feito, o programa A Tarde É Sua ficou por vários momentos em segundo lugar na audiência, empatando com Record e SBT, com média de 5 pontos.


3)Carla Soares Martin, do Portal Comunique-se :



"Laurindo Leal Filho não acompanhou a transmissão da entrevista nas outras emissoras, mas acredita que, de qualquer modo, fizeram uma “intervenção ilegal”. “Na hora do crime, não se entrevista um criminoso. Ali, a intervenção deveria ser do Estado, da Polícia. As emissoras fizeram uma intervenção indevida”, afirmou.
Para o ouvidor-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que administra a TV Brasil, as emissoras que fizeram entrevista com o seqüestrador agiram de forma inconstitucional. “Cabe a uma emissora que tem concessão pública atuar de forma a informar, entreter e educar a população, como está na Constituição. As emissoras saíram da informação e passaram a interferir”. "

Também do Comunique-se :"Para PM, entrevistas com seqüestrador em SP atrapalharam negociações"


4)De Tereza Novaes, da Folha Online, :



"Nesta quinta-feira (16), Abrão entrou com o seqüestrador ao vivo por telefone do cativeiro. Ela foi a primeira a conversar com ele. "Meu repórter conseguiu o telefone da casa da Eloá com familiares. Ligamos e ele atendeu. Gravamos uma entrevista e a única exigência dele foi que ela fosse ao ar na íntegra. No momento que estava terminando a exibição, ligamos de novo para saber se ele queria acrescentar alguma coisa, e ele queria." "Não sou principiante, queria acalmar, dar para ele o que ele queria, que era conversar com o Brasil", afirmou ela." Abrão foi criticada por seu colega Datena, da Band, pela entrevista. "Não fiz nada além do meu trabalho", concluiu


5)CONCORRENTE NÚMERO 1 DO TVA -- Na Telinha:

"a RedeTV! foi a que viu seus índices saltarem mais quando exibiu exclusivamente uma entrevista entre o repórter Luiz Guerra e o seqüestrador Lindemberg Alves no programa A Tarde é Sua de Sônia Abrão. Durante seu horário de exibição, a atração vespertina obteve 5 pontos de média, praticamente o quintúplo do alcançado em dias rotineiros. A média foi suficiente para empatar com a Record e com o SBT."



6)Do International Business Times: (tradução)


"Sequestrador sente-se uma vedete e muda as regras de negociações.O industriário, sequestrador de Santo André, Lindembergue Fernandes Alves, sente-se uma vedete e tenta controlar o jogo, blefando a polícia e enganando toda gente."Ele disse que só vai liberá-la quando quiser. Ele está se sentindo uma vedete ",disse um dos adolescentes que foi libertado na segunda-feira depois de ser mantido cativo inesperadamente quando fazia o trabalho de casa na casa de Heloá."


Adicione seus links nos comentários. É importante conhecer todas as visões. Para discutir o assunto, para conhecer a postura de cada um, para tomarmos nossas decisões. É dever do jornalismo cobrir todos os fatos. A imprensa tem pepel fundamental na democracia da nossa sociedade. A hipótese de não cobrir a notícia é inaceitável. Mas é preciso ponderar tudo e exercitar a coerência. Se a socieade não quer uma coisa, ela não pode prestigiá-la. Se você quer ética, não prestigie o anti-ético. Se você quer legalidade, não prestigie o crime. Se você quer uma comunicação limpa e isenta, não prestigie quem não age assim. O que não faz sentido é cobrarmos uma posição do outro e agirmos com incoerência, oferecendo nossa audiência exatamente para quem condenamos.

http://queridoleitor.zip.net/#2008_10-19_11_23_46-128170460-0

_________________
RICMAC

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ricmac.forumeiros.com
 
Rosana Hermann: As diferentes visões do mesmo fato
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» De rir e chorar ao mesmo tempo!
» Redes de Camuflagem
» GM 02 - Martin B-26 Marauder 1/72 - FINALIZADO !
» Panzer I Ausf. B - Zvezda - 1/35 - Oswaldo - FINALIZADO
» Compra no Ebay

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Ricmac :: Fórum RICMAC :: Televisão-
Ir para: